Projeto Pedagógico

O Projeto pedagógico do curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes/UFRJ – Bacharelado tem por normatização a Resolução CEG n°02/2003, e está fundamentado em cuidadosa análise das estruturas curriculares vigentes na Escola de Belas Artes. Com os resultados deste trabalho, o Departamento de Comunicação Visual – BAV, organizador do novo Curso teve como balizamento as normas e legislação da UFRJ e do CNE-MEC, especialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Design (resolução n° 5, de 08/03/2004 e resolução n° 2 do CNE-MEC de 18 de junho de 2007).

 Devido às alterações conjunturais e conceituais, principalmente, na base tecno-científica do universo disciplinar do Design e no contexto socioeconômico, importantes mudanças estruturais ocorreram nas dimensões da projetualização-produção-mercado na área do Design.

 Assim, para confrontar estas questões e preservar os fatores e experiências positivas da atual habilitação Programação Visual, urge enfrentarmos a mudança da sua lógica funcionalista e fabril – pensamento moderno –  pela implantação de uma lógica curricular plural e aberta – pensamento contemporâneo. Nos últimos anos, o perfil acadêmico do corpo docente alterou-se, fundamentalmente, em virtude da massiva capacitação em nível de doutorado. O que vem contribuir para esta mudança de rumo alicerçada em novos paradigmas. Vencer a inércia onde as alterações formais foram postergadas devido ao envolvimento secundário de parte do corpo docente e ao predomínio da aplicação asistêmica da empiria profissional. Assim, pretendemos que as atualizações futuras possam ocorrer pari passu com as experiências de investigação e ensino na pós-graduação do corpo docente. O que implica no exercício criativo e contínuo de procedimentos pedagógicos e práticas experimentais oriundos das rotinas de investigação.



Finalidade, Justificativa e Identidade do Curso Comunicação Visual Design

A idéia central desta proposta curricular é a introdução de uma nova concepção acadêmico-profissional na UFRJ para a formação no campo disciplinar da Imagem, na interface Design-Arte, através da implantação do curso de Comunicação Visual Design. A intenção é operar a mudança conceitual do vigente pensamento, moldado na imutabilidade fabril dos suportes e na dominância gráfico–bidimensional, para um pensamento plural e permeável as diferentes rupturas e metodologias imagéticas em um campo, não apenas expandido, mas principalmente rizomático.

A imaterialidade do espaço e as permeabilidades temporais típicas das plataformas digitais e das tecnologias da informação alteraram a apreensão dos valores vinculados ao suporte, presença e produção / difusão, do objeto. A nossa proposta visa reunir o corpo docente e discente na experimentação curricular dos sentidos de abertura, mutabilidade e descontinuidade, presentes no diálogo dos campos disciplinares do Design e da Arte. O campo de atuação do novo curso, considerando a massa crítica do departamento, situa-se num espectro multiradial de atuações profissionais no universo da Comunicação Visual e da criação imagética, participe da cultura contemporânea.

Diferentemente do sistema ora em curso, o nosso estudante será induzido a participar da permeabilidade com os diferentes saberes da Universidade e a usufruir das tecnologias da informação e comunicação digitais. Pretendemos a introdução de um conjunto nuclear de disciplinas, calcadas na maleabilidade e densidade dos cursos de pós-graduação. Neste sentido, esta proposta curricular contempla um incremento das disciplinas teóricas, das disciplinas teórico-práticas, dos laboratórios experimentais de mídias e projetos, do exercício sistêmico de metodologias de pesquisa da Arte, Ciência e Cultura. Não pretendemos apenas que nossos alunos tenham um forte treinamento manual e tecnológico, mas principalmente que desenvolvam um senso crítico aliado a uma base conceitual que os tornem criadores de soluções. 

O eixo central desta renovação curricular localiza-se na alteração do atual fluxo restritivo de formação para um fluxo dinâmico, permeável aos valores e potenciais oriundos da trajetória de investigação e atuação na pós-graduação dos seus docentes. Considerando os projetos de pesquisa, o perfil atual do corpo docente do Depto. BAV e a implantação deste currículo em 2009 irão propiciar o incremento e diversificação da base conceitual típica dos campos disciplinares da Comunicação Visual  Design e a ampliação da experimentação teórico-pratica nos laboratórios de ensino e pesquisa.

 Considerando-se, também, o estabelecimento da nova carga horária mínima (resolução n° 2 do MEC de 18 de junho de 2007) para cursos de Graduação em Design, será possível concentrarmos nossos alunos em turnos específicos – manhã ou tarde – o que dará uma previsibilidade temporal na formação do profissional desejado.

Estes fatores contribuirão para o aumento do número de vagas no novo Curso e também reduzir os níveis de evasão gerada seja pela dispersão da grade horária ou por práticas curriculares em desacordo com as novas realidades culturais.

Nesse sentido, uma dinâmica renovadora é assegurada na estrutura curricular tanto pela mutabilidade e flexibilidade dos conteúdos programáticos quanto pela atualização contínua aportada pelo dinamismo das atividades de investigação desenvolvida nos grupos de pesquisa.

Esta concepção implica numa atualização contínua da infra-estrutura material do curso. Neste sentido, nas salas do Departamento foram feitas obras civis e remanejamento dos espaços para acolher esta modificação curricular e os equipamentos de atualização tecnológica, capacitando assim, as atividades extra-disciplinares e projetos experimentais.

11 Respostas

  1. Patricia, infelizmente ainda não temos esse curso de Pós tão cobiçado. Breve
    Atenciosamente
    Celso Guimarães

  2. Pablo, o curso é de graduação, caso vc tenha interesse em cursá-lo e já possui uma graduação, vc tem que esperar por abertura de “reingresso”. Verifique sempre no sitio da UFRJ quando esse tipo de pedido é aberto. Agora, porquê outra graduação, por que não uma pós-graduação!!!! Abraços Coordenação CVD

  3. Gostaria de saber se esse curos de graduaçao da federal do rio de janeiro tem certificaçao.
    Sao quatos anos:

  4. Ainda tem o curso de PV?

  5. Quero saber qual a diferença entre comunicação visual e programação visual.

    Quero seguir o ramo em animação 3d, sites e propagandas.
    Qual seria o melhor para mim?

    • Programação Visual era o nome do curso antes de ser remodelado em 2009. O nome agora é Comunicação Visual Design. Portanto, a diferença aqui é apenas de nomenclatura.

      Animação, propaganda e site são áreas da comunicação visual design.

  6. Queria saber como faço para me inscrever para o curso, se é pelo Sisu, pois lá não encontrei a opção para me inscrever neste curso.

  7. Olá,gostaria de saber mais sobre a carga horária do primeiro período,e a partir de quando é possível escolher eletivas.
    Obrigada!

  8. Oi, o SISU disponibilizou as vagas para pesquisa e o curso de Comunicação Visual não está. Gostaria de saber se ainda pode ser incluído e, caso contrário, como posso tentar o ingresso ?
    Grata

  9. Oi, eu queria saber qual a matéria “específica” para a Comunicação VIsual Design-Web Design. E quanto eu preciso tirar no ENEM para fazer este curso.

  10. Ola, gostaria de saber se o curso tem disciplinas extras para jogos eletrônicos, animações 3d e web design pois não encontrei nenhum desses na grade disciplinar,

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