Algumas informações importantes – Inscrições

É obrigação do aluno, inscrito na UFRJ, consultar o CRID constantemente (não apenas durante o processo de inscrição, como nos períodos de trancamento, no final de semestre, antes do lançamento das notas). Para consultar o CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas), entre no SIGA clique em > serviços > relatórios > emissão de CRID]. Ao consultar o CRID, se aparecer qualquer informação diferente da opção ‘inscrição normal’, por favor, procure a coordenação ainda no semestre corrente. Caso o aluno não procure a coordenação dentro desse período, o SIGA retirará o aluno da disciplina, dando prioridade para outro aluno que também tenha solicitado a inscrição.

Os alunos que estiverem com a matrícula trancada automaticamente pelo SIGA, a dois períodos seguidos, precisam procurar a Seção de Ensino [7º andar, hall dos elevadores da EBA] o mais rápido possível.

Nos semestres passados, verificou-se que, em geral, há turmas com várias vagas ociosas (principalmente Turma B, turno à tarde) de diferentes disciplinas e professores (projetos inclusive).

Para fazer as inscrições nas disciplinas, é necessário o aluno fazer a inscrição no período de tempo divulgado pelo CEG e Seção de Ensino. Se, por algum motivo, o aluno perder essa primeira fase de inscrição, há uma segunda fase do período de inscrições (Alteração de pedidos de inscrição em disciplinas). O próprio aluno poderá realizar a inscrição on line via SIGA, verificando quais as disciplinas que possuem vagas.

Meu período está errado. Consulte o seu período e note se o SIGA o localiza no período correto. Se não estiver correto, por favor, procure a Seção de Ensino [7º andar, hall dos elevadores da EBA] o mais rápido possível.

É comum os alunos trancarem as disciplinas ao longo do semestre. Quando isso acontece, se coincidir com a disciplina que você fez pedido de inscrição ao SIGA e esteja na lista de espera, você será inscrito automaticamente pelo SIGA. Por isso, é fundamental consultar o CRID, até mesmo no final do semestre, pois pode ser que você apareça na pauta de disciplinas que não está cursando e, para que não seja reprovado, precisará solicitar o trancamento da matéria.

O SIGA está programado para dar preferência aos alunos que possuem a relação CRA (CR acumulado) e CRO (Créditos Obtidos) mais altos. Portanto, se o período que você cursa está errado no SIGA, você estará em desvantagem. Para corrigir o período, por favor, procure a Seção de Ensino (7º andar, hall dos elevadores da EBA).

Se você ultrapassa 1/3 fora do curso [aviso no CRID]. Por favor, inscreva-se em mais uma disciplina no curso de origem, no caso, Comunicação Visual Design. Se não fizer isso, terá problemas com a matrícula na UFRJ.

Em alguns casos, na inscrição, as disciplinas de projeto aparecem no sistema como cursadas. Por favor, verifique no BOA ou no Histórico, para saber se o número da disciplina corresponde a algum número já usado por alguma disciplina que você cursou em outro semestre. Se isso ocorreu, haverá problemas no semestre. Por favor, procure se inscrever em outro projeto na próxima etapa de pedido de inscrição.

Verifique com atenção os horários disponibilizados no SIGA. Se houver um aviso de horário sobreposto, por favor, opte por uma única disciplina dentro do horário estabelecido, pois o pedido de inscrição em disciplina que for encontrado a marca ‘horário sobreposto’ não será aceito pela coordenação.

Por favor, sempre verifique se as disciplinas que dependem de laboratório estão, de fato, com o pedido de inscrição em laboratório solicitado. A não inscrição em laboratório nessas disciplinas significará que o SIGA, em algum momento, recusará seu pedido de inscrição.

No semestre anterior (por exemplo, 2013-1), se você fez alguma disciplina que dependia de laboratório e não fez a inscrição em laboratório naquele momento, por favor, NÃO FAÇA a inscrição deste laboratório pendente no semestre seguinte (por exemplo, 2013-2). Melhor procurar a coordenação para regularizar o laboratório no semestre correto (no caso do exemplo, em 2013-1).

Por causa da relação entre lançamento de notas, pedidos de inscrição e concordância, verificamos que alguns alunos possuíam disciplinas como ‘falta requisito’. Por este motivo, é fundamental os alunos verificarem o CRID.

Acabei de entrar no curso e quero trancar. Posso? O aluno ingresso na UFRJ só terá pleno direito ao trancamento de matrícula após cursar, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos (resolução CEG 01/1991). Casos excepcionais deverão ser aprovados pelo CEG.

 

Uma resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: