Mensagens do SIGA: O que fazer em cada caso

Estude o Manual da Inscrição em Disciplinas do SIGA-UFRJ que explica, entre outras coisas que pedido de inscrição em disciplina NÃO é inscrição em disciplina. Veja o diagrama abaixo.

atos academicos

Consulte o Blog da Divisão de Registro de Estudantes (DRE) da UFRJ, que contém infos sobre inscrição em turmas, trancamento, jubilamento, etc.

É obrigação do aluno guardar copia (eletronica) da CRID (Comprovante de Registro de Inscrições em Disciplinas) após cada inclusão/exclusão. Pode ser necessário para algum processo. Mesmo estando sem nenhuma mensagem num dado momento, se o aluno trancar disciplinas, podem surgir mensagens! Ver explicação abaixo.

Caso apareça na CRID uma das mensagens abaixo, sua inscrição estará regular somente se aparecer ao lado a mensagem “autorizado pelo CEG”. Se isto não ocorrer seu nome desaparecerá da pauta e o professor não poderá lançar nota. Em alguns casos (horário sobreposto, mais de 32 créditos, menos de 6 créditos) é necessário abrir processo de regularização de inscrição (observe prazos), em outros (falta de requisito – laboratório) será feito automaticamente pela secretaria após cerca de 2 meses de aulas.

Após cerca de 2 meses de aulas é obrigação do aluno verificar se CRID está correta (Inscrição Normal ou trancada) ou em caso de mensagens (1/3 fora do curso por exemplo) aparece “autorizado pelo CEG” ao lado de cada mensagem. Veja este exemplo: CRID Modelo. Em caso de dúvida, contacte a coordenação.

Porque tenho que verificar a CRID várias vezes?

  • Mensagens como FALTA REQUISITO independem de outras matérias, mas a maior parte das mensagens depende do conjunto de disciplinas.
  • Assim sua CRID pode estar sem mensagem num certo momento. Se você incluir e/ou excluir disciplinas depois, pode surgir uma destas mensagens mesmo que a alteração tenha sido somente a exclusão de uma única disciplina. De forma mais explícita:
    • A inclusão de uma disciplina pode fazer aparecer em disciplinas que estavam sem mensagem anteriormente: HORÁRIO SOBREPOSTO, MAIS DE 32 CRÉDITOS.
    • A exclusão de uma disciplina pode fazer aparecer em disciplinas que estavam sem mensagem anteriormente: ULTRAPASSA 1/3 FORA DO CURSO, MENOS DE 6 CRÉDITOS.

Mensagens que aparecem na CRID:

  • “Ultrapassa 1/3 fora do curso (P)”.
    Todas inscrições serão autorizadas pela secretaria — mas verifique se da fato foi autorizada! Trata-se de um problema do SIGA, que não entende que no nosso currículo muitas disciplinas são de livre escolha.
  • “Falta requisito (B)”
    Trata-se de disciplina que o aluno não tem o pré-requisito necessário. Pode ser por:

    • notas que ainda não foram digitadas (caso 1): tão logo a nota entre a inscrição será regularizada. Caso persista entre em contato com o professor da disciplina ou com coordenador de curso.
    • você não ter cursado algum requisito (caso 2): se a disciplina NÃO for do IM (por exemplo, disciplina da Engenharia, Física, Administração, Economia, etc.) não faça nada pois as inscrições serão autorizadas pela secretaria. Caso a disciplina seja do IM, entre com um processo de regularização da inscrição (com justificativa do pedido).
  • “Horário sobreposto (M)”
    Verifique tratar-se de sobreposição real ou fictícia (horário no SIGA incorreto). Caso seja fictícia, existe um erro de cadastro da disciplina no SIGA; nesse caso entre em contato com o coordenador de curso. Caso seja real, é PROIBIDO, é será negada a autorização.
  • “Mais de 32 créditos (H)” ou “Menos de 6 créditos (O)”
    O aluno normalmente NÃO pode cursar mais de 32 créditos nem menos de 6 créditos. Entre com processo de regularização de inscrição (com justificativa do pedido).
  • “Previsão Pendente (F)”
    Problemas na abertura da disciplina. Avise o professor da disciplina e me avise. O sistema aceita a inscrição, mas não verifica a sobreposição de horário. Quando a turma é regularizada, se houver sobreposição de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.
  • “Lotação esgotada (L)”
    Tente se inscrever na MESMA disciplina em vagas ofertadas para outros cursos. Caso não tenha sucesso, entre em contato com a secretaria responsável pela disciplina (do IM, do IF, etc.). No IM, normalmente, o número de vagas é ampliado. Assista as aulas por via das dúvidas enquanto tenta regularizar.
  • “Matrícula cancelada (K)” ou “Matrícula trancada (J)”
    Me procure com URGÊNCIA.
  • “Transferido de turma (D)” “Disciplina já inscrita (N)” “Inscrição trancada (C)”
    Auto-explicativas.
  • “Disciplina já cursada (G)”
    Se você ainda não cursou a disciplina mas recebeu esta mensagem então entre em contato com o coordenador de curso.
  • “Turma desativada (Q)”
    Turma não será mais aberta.

Mensagens que aparecem no Boletim ou BOA:

  • Matrícula Trancamento automático: Perigo de cancelamento imediato
    Você ficou um semestre sem se inscrever em disciplinas e o SIGA trancou sua matricula automaticamente (você deveria entrar com pedido de trancamento de matricula no protocolo; NÃO deixe isso acontecer). Caso você não se inscreva em disciplinas no período seguinte a UFRJ vai cancelar sua matrícula de forma definitiva (você deixará de ser aluno da UFRJ). Compareça a seção de ensino COM URGÊNCIA e solicite reabertura de matrícula. Não será possível se inscrever via SIGA nas disciplinas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: