Docentes

André Ramos (CV Lattes)

André de Freitas Ramos graduou-se em 1997 em Desenho Industrial pela PUC-Rio, pós-graduação em docência para nível superior pela UNESA(2000) e mestrado em design pela PUC-Rio (2008). Foi professor adjunto do curso politécnico em design gráfico da UNESA entre 1999 e 2009. Lecionou na PUC-Rio no curso de graduação em Design e na Pós-graduação lato sensu em Animação. Foi professor substituto na UFRJ, entre 2008 e 2010. Em janeiro de 2011 entrou como professor assistente no curso de Comunicação Visual/Design da Escola de Belas Artes da UFRJ,ficando responsável por ministrar e as disciplinas de Mídia Digital I, Tópicos Especiais em Design e Técnica e Produção da Imagem, relativas a história em quadrinhos e animação. Tem experiência na área de Design, com ênfase em animação, pós-produção em vídeo, tipografia e modelagem tridimensional. Desenvolve pesquisa na área de créditos de titulação para o cinema, processo narrativo, animação, história em quadrinhos, convergência midiática e desenvolvimento de jogos. 

Carlos Murad (CV Lattes)
Fotógrafo e doutor em Esthétique Et Sciences de L’art – Université de Paris I (1982). Estágio pós-doutoral em 1989/92 Université de Paris Sorbonne. Docente do Programa de pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ, onde implantou a linha de pesquisa teórico-prática de Poéticas Interdisciplinares para formar pesquisadores-artistas em nível de mestrado e doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa Fotopoética da UFRJ.
• Áreas de atuação: pesquisa as relações da filosofia do imaginal e da imagem na interface fotografia-arte.

Carlos Azambuja (CV Lattes)
Possui graduação em Desenho Industrial pela UERJ (1980), mestrado em Design pela PUC RIO (1998) e doutorado em Comunicação pela UFRJ (2003). Atualmente é professor adjunto da UFRJ.
• Áreas de atuação: artes, principalmente nos seguintes temas: design gráfico, interatividade, imagem, tecnologias digitais e artes do vídeo.

Celso Guimarães (CV Lattes)
Possui graduação em Visuelle Kommunikation na Universität Essen-Gesamthochschule (Folkwangschule fuer Gestaltung), mestrado em Kommunikationsdesign na Bergische Universität Wuppertal e doutorado pela COPPE-UFRJ na área de Computação de Alto Desempenho, com pesquisa e Tese enfatizando a Realidade Virtual e a Visualidade na Imagem. Desenvolve as linhas de pesquisa sobre os temas A Interface Arte e Imagem na Comunicação Visual e A fotografia subjetiva e a subjetividade do image-maker. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação Design – NCD e participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa Fotopoética da UFRJ.
• Áreas de atuação: design experience, ecodesign e o foto-design e o campo da historia do design.

Cláudia Mourthé (CV Lattes)

Chefe do Departamento de Comunicação Visual.
Doutora em Design pela UTC Université de Téchnologie de Compiègne, França (2008), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP (1998) e designer de produto formada pela Univer-Cidade RJ (1992). Antes de ser professora do curso de Comunicação Visual Design na UFRJ, professora adjunta do curso de Design no Departamento de Artes da UFRN.
• Áreas de atuação: estética, ergonomia, ergodesign, usabilidade, projeto gráfico e produto, mobiliário urbano, sinalização e ambiente construído.

Doris Kosminsky (CV Lattes)
Possui graduação em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1982), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Design pela PUC-Rio. Trabalhou como editora de arte no jornalismo da TV Globo e lecionou em cursos de especialização no SENAI-CETIQT e na PUC-Rio.
• Áreas de atuação: tem experiência em Design e Comunicação como profissional, professora e pesquisadora, principalmente em design de informação, TV graphics, imagem, animação, tecnologia e sociedade, construção da visualidade, cultura visual, artes visuais, visualização de dados e novas mídias.
Coordena o LabVis, Laboratório da Visualidade e Visualização, que publica o blog Vislumbres Sobre Visualidade.

Elizabeth Jacob (CV Lattes)

Sub-coordenadora do Curso de Comunicação Visual
Doutora em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro (2009), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2006), Mestre em Esthètique Cinema, television et audiovisuel pela Université de Paris I Pantheon Sorbonne (1997). Especialista em docência superior pela Unesa (2003), Bacharel e Licenciada em História pela PUC Rio (1985/1984). Coordenou a Pós-Graduação em Direção de Arte na Universidade Estácio de Sá, tendo sido responsável pela concepção do curso, além de ter sido coordenadora da área de Direção de Arte do curso de Cinema, sendo professora auxiliar no curso de Cinema e no Curso de Produção Audiovisual desde 2002. Professora convidada pela Escuela Internacional de Cine e Tv em Cuba (1992). Tem trabalhos no Brasil e no exterior com cenografia, direção e produção de arte, teoria e estética da arte. Trabalhou para The survivors of the Shoah archives de Steven Spielberg na realização de uma série de documentários. Foi professora substituta no curso de Artes Cênicas da UFRJ e ministrou cursos na área de cenografia entre 2006 e 2007.
• Áreas de atuação: cinema, direção de arte, cenografia, figurino, história e teoria da Arte, teoria da imagem e linguagem cinematográfica, história do design e da comunicação visual.

Fernanda de Abreu (CV Lattes)
Possui doutorado em Design pela PUC Rio (2010), mestrado em Design pela mesma instituição (2003) e graduação em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual e Projeto de Produto pela ESDI/UERJ (1999). Atualmente é professora do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai Cetiqt, da PUC-Rio e da Pós-graduação em Produção de Moda da Universidade Veiga de Almeida.
• Áreas de atuação: design gráfico vernacular, cultura popular, identidade visual e letreiros pintados, ilustração.

Jofre Silva (http://lattes.cnpq.br/9061580868014943)

PhD em Fotografia – Arte e Design, pelo Central Saint Martins College of Art and Design, Universidade das Artes de Londres (1999). Pós-Graduação Diploma em Fotografia, pelo Goldsmiths’ College, da Universidade de Londres (1992). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Federal de Goiás (1987). Fotógrafo. Jornalista. Responsável pela implantação do primeiro Doutorado em Design da cidade de São Paulo (2012), na pós-graduação stricto sensu da Anhembi Morumbi, Laureate Universities (2006-2012).Professor e pesquisador do curso de Comunicação Visual Design. Coordenador do Laboratório & DGP CNPq FADEC – Fotografia: Arte, Design e Comunicação, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julie Pires (CV Lattes)

Possui graduação em Desenho Industrial/Habilitação Programação Visual pela UFRJ (1998), Mestrado em Design pela PUC Rio (2005) e Doutorado em História da Arte pela EBA – UFRJ (2010). Em 2006 e 2007 atuou como professora substituta da UFRJ e como professora do curso de Design da PUC-Rio no ano de 2009.
• Áreas de atuação: artes visuais e design gráfico.

Irene Peixoto (CV Lattes)
Possui graduação em Comunicação Visual pela UFRJ (1983), especialização em design gráfico pela École Supérieure des Arts Modernes, Paris, mestrado em Comunicação pela UFRJ (2000). É designer gráfica desde 1979 e professora da Escola de Belas-Artes do Departamento de Comunicação Visual desde 1993.
• Áreas de atuação: artes Visuais com ênfase em Comunicação Visual atuando em pesquisas e consultorias de projetos de design gráfico e arte contemporânea. É uma sócio-fundadora do Núcleo-i.

Leonardo Ventapane (CV Lattes)
Designer graduado pela UFRJ, doutorando em Poéticas Interdisciplinares no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ e mestre em História e Crítica da Arte pelo mesmo programa (2008). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Fotopoética da UFRJ.
• Áreas de atuação: artes e design, com ênfase em fotografia e vídeo, atuando principalmente nos temas que envolvem a experimentação da imagem e do digital.

Luiz Braga (sem CV Lattes disponível)
Graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ, doutorado pela COPPE/UFRJ, é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Visual da Escola de Belas Artes da UFRJ. Coordenador do Laboratório de Informatica para a Graduação – LIG da Escola de Belas Artes/UFRJ.
• Áreas de atuação: design gráfico.

Marcelo Ribeiro (CV Lattes)

Atual coordenador do curso de Comunicação Visual Design.
Possui graduação em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFRJ (1995), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Design pela PUC Rio. Foi professor substituto na disciplina de Desenho da UFRJ. Participou do UNESCO-BIB Workshop em Bratislava-Eslováquia, Bienal de Ilustração. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta ‘Avenida Rio Branco: quadro a quadro’ e o Prêmio de Melhor Ilustração FNLIJ 2005.
• Áreas de atuação: design gráfico, design de exposição, ilustração e animação.

Marcus Vinicius Dohmann (CV Lattes)
Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ (1982), com mestrado (2000) e doutorado (2005) em Artes Visuais pela UFRJ. É professor Adjunto e fundador/coordenador do Laboratório do Núcleo Gráfico do Departamento de Comunicação Visual (LabGraf), atuando como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Curso de Desenho Industrial – habilitação Programação Visual (Graduação) da EBA/UFRJ. Consultor para design gráfico da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ acumula experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Desenho Industrial.
• Áreas de atuação: área de design gráfico e de embalagens, com foco de pesquisa em cultura material.

Maria Luiza Fragoso (CV Lattes)
Maria Luiza (Malu) Fragoso é Doutora (2003) em Multimídia pelo Instituto de Artes da UNICAMP (SP), onde desenvolveu pesquisa sobre experimentações artísticas na rede Internet sob orientação do Prof. Dr. Gilbertto Prado, durante 4 anos com bolsa da CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e culturas indígenas investiga processos de transculturalidade provocados pela transposição entre áreas de conhecimento. Parte­ do diálogo entre culturas, seus respectivos conhecimentos e modos de expressão inseridos no contexto da multimídia, da arte computacional e do design para explorar o potencial estético a partir de uma aisthesis reinventada. O trabalho de pesquisa produz como resultados estudos teórico­práticos no campo da experimentação criativa envolvendo ambientes telemáticos e resultando em performances e instalações computacionais. São também realizadas pesquisas junto a grupos indígenas brasileiros que resultam em produções multimídias documentais e experimentais compartilhadas com os respectivos grupos. Foi professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília entre julho 1993 e fevereiro 2009, credenciada como professora orientadora na linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós­Graduação em Arte, onde participa até hoje como pesquisadora colaboradora. Atualmente é Coordenadora do curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e representante da linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares no Programa de Pós­Graduação da EBA­UFRJ. É membro eleito da diretoria da ANPAP para o exercício 2011­2012. Possui Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Desenho, pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Fine Arts, major in Printmaking, pela George Washington University (1993). Atualmente atua como coordenadora do grupo de pesquisa REDE ­ Arte e Tecnologia Redes Transculturais em Multimídia e Telemática (desde 2004), credenciado no CNPq, e como coordenadora do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (desde 2010), junto com o professor Dr. Guto Nóbrega, ambos espaços de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia.

Nair de Paula Soares (sem CV Lattes disponível)
Designer formada em 1972 pela ESDI. Em 1974 ingressa no PVDI, fundado por Aloisio Magalhães em 1960, sendo desde 1981 sócia e diretora executiva deste pioneiro escritório de design. A partir do final de 1980 dedica-se intensamente a projetos editoriais, tendo obtido dois Prêmios Jabuti na categoria de design gráfico (em 2001 pelas 12 capas para a coleção Thomas Mann da Editora Nova Fronteira e em 2006 por Margaret Mee pela Editora ArtePadilla) e um lugar entre os dez designers finalistas do Prêmio Jabuti de 2009 com o livro Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 1908 – 2008.
• Áreas de atuação: distintas partes do design gráfico, incluindo identidades visuais, sinalizações, embalagens, uniformes e impressos.

Norma Menezes (CV Lattes)
Possui graduação em Desenho Industrial (1997) e em Escultura (1991) pela UFRJ. Mestrado em Ciências da Arte pela UUFF (2003). Pesquisadora convidada do Núcleo de Comunicação Design NCD-EBA/UFRJ, Coordenadora de Extensão do BAV e Coordenadora do Projeto de Extensão Design em Emergencia.
• Áreas de atuação: design e comunicação sustentável, comunicaçao design, info design, ecologia social, ilustração e poética das artes visuais.

PROFESSORES TEMPORÁRIOS:

Claudia Dias Elias

Axel Sande

 

%d blogueiros gostam disto: