Disciplinas

Como todo curso de graduação, a grade de Comunicação Visual Design é formada por matérias obrigatórias, tendo, evidentemente, matérias opcionais. É importante aqui ressaltar a existência de laboratórios para matérias específicas e que a inscrição neles é obrigatória, ou seja, você precisa se inscrever no SIGA em, por exemplo Laboratório Design Gráfico II para cursar Projeto do Design Gráfico II. Caso contrário, não haverá concordância na matéria que deseja ser cursada.

Algumas matérias são recomendadas para determinado período, embora você possa cursá-las depois se quiser. Por exemplo, Desenho II você deve fazer no 2º período e nada te impede de fazê-la no 4º período, mas você terá menos prioridade na hora de se inscrever, e corre o risco de não conseguir alocação na matéria. Fiquem atentos a esse importante detalhe.

Outro ponto crucial são as matérias de laboratório. Apesar de não possuírem de fato um horário na grade curricular, é preciso constar na inscrição do SIGA os laboratórios específicos de determinadas matérias. Para ficar mais claro, um exemplo: para se cursar a matéria Fotografia (BAV 127) é necessário também inscrever-se no Laboratório Fotografia (BAV X10). Esta inscrição demonstra que o aluno passará algumas horas na semana no laboratório de fotografia da faculdade, e que as mesmas serão determinadas pelo tempo livre do estudante em questão.

Percebam que a partir do 3º período há menos matérias obrigatórias para se cursar. Isto acontece pois assim o aluno possui mais tempo para aproveitar os projetos, foto-criações, análises da imagem, etc. Há um número mínimo de cada grupo desse tipo de matérias para você se formar:
8 Projetos
3 Análises da Imagem
1 Foto-Criação
2 Tecnologias e Produção da Imagem
4 Tópicos Especiais
Este é somente o mínimo. Você pode puxar todas se quiser. É um número variável, mas atualmente temos 3 foto-criações, 3 análises da imagem e mais de 10 projetos.

Além disso, é possível se inscrecer em matérias de outros cursos — inclusive, você deve cursar ao menos uma matéria fora do curso de comunicação visual design para se formar. O problema disso é a questão de prioridade: por ser de outro curso, a pessoa tem menos chances de conseguir uma vaga. Contudo, nada te impede de fazer a matéria como ouvinte. Muitos estudantes do curso fazem isto com matérias da Escola de Belas Artes, como aquarela e pintura.
1º Período
Metodologia Percepção Visual: prof. Fernanda de Abreu (BAV101)
Inscrever-se também em: Laboratório de Experimentação da Forma (BAV X05)
A disciplina propõe o ensino da teoria da Gestalt, abordagem da teoria das cores, o método da percepção fisiológica e também cultural na sociedade.

Projeto do Design Gráfico I: prof. Cláudia Mourhté (BAV 102)
Inscrever-se também em: Laboratório Design Gráfico I (BAV X07)
Introdução às etapas do processo projetual e exercício das dinâmicas criadoras do design gráfico. Desenvolvimento do estudo das possibilidades de criação no campo gráfico, partindo da pesquisa de temas específicos, considerando a relação entre forma, conteúdo e os meios visuais e conceituais necessários para a realização da comunicação visual design de uma mensagem específica.

Planejamento e Processos Gráficos: prof. Irene Peixoto (BAV 103)
Inscrever-se também em: Laboratório Processo Gráfico (BAV X06)
Início ao ritmo de projeto. Nesta disciplina, o aluno aprenderá conceituação, metolodogia, pesquisa e diálogo suficiente para a vivência no mercado de trabalho, através do conhecimento das técnicas gráficas e suas sucessivas etapas de realização. Além disso, aprenderá sobre o conhecimento das diferentes formas de impressão e as passagens que antecedem a impressão, como também a evolução da tipografia aos processos digitais.

Design e Gênese I (BAV 104)
O estudante conhecerá a história e formação da profissão de Design numa viagem da pré-história até a Bauhaus. O homem e seus objetos – da sobrevivência à comunicação entre pares – da artesania passando pela industrialização e chegando aos tempos das tecnologias da informação e seus objetos de desejo.

Teoria do Design I: profa. Julie Pires (BAV 105)
Tem como objetivo oferecer instrumentos de análise e crítica sobre os problemas teóricos do Design em especial da Comunicação Visual Design, além de desenvolver repertório teórico para embasamento da prática profissional.

Oficina Básica: prof. Norma Menezes (BAV 107)
Matéria que propõe gerar no aluno o desenvolvimento e reconhecimento no estudo da forma e seus rebatimentos espaciais, da linguagem geométrica através do descobrimento dos princípios do design bidimensional e desenvolvimento na habilidade de na construção e representação tridimensional, utilização econômica de materiais e simulação de protótipos tridimensionais.

Desenho I: prof. Henrique César da Costa (BAF 109)
Análise teórico-prático da representação bidimensional, introduzindo técnicas de desenho de meios técnicos de expressão. O aluno treinará a observação visual e táctil de formas e estruturas simples naturais e artificiais.
2º Período
Projeto do Design Gráfico II: prof. Irene Peixoto (BAV 112)
Pré-requisito: Projeto do Design Gráfico I (BAV 102)
Inscrever-se também em: Laboratório Design Gráfico II (BAV X17)
Aqui estuda-se a história do design gráfico, focano tipografia, diagramação e projeto editorial, a fim de aplicar estes conhecimentos em três pequenos projetos que envolvem a consturção de cartazes, páginas de revista e projeto gráfico de livro.

Tecnologia das Artes Gráficas (BAV 113)
Pré-requisito: Planejamento e Processos Gráficos (BAV 103)
Estudo do processo de pós produção, tendo em vista a evolução das técnicas de impressão desde a invenção da xilogravura até atualmente. Aqui também são apresentados diferentes tipos de materiais, o comportamento deste com aplicação de cor e suas diferenças.

Design e Gênese II (BAV 114)
Pré-requisito: Design e Gênese I (BAV 104)
Abordagem da história do design desde o século XVIII até os dias atuais, tendo como base analíticas as várias transformações da humanidade, vanguardas artísticas e movimentos que envolvem artes, ofício e a industrialização.

Teoria do Design II: prof. Doris Kosminsky (BAV 115)
Pré-requisito: Teoria do Design I (BAV 105)
Aprofundamento da abordagens filosóficas no tratamento das questões envolvendo a concepção e o projeto de design.

Oficina Gráfica:  (BAV 116)
Inscrever-se também em: Laboratório Experimentação Digital (BAV X11)
Aprendizado conceitual e prático do ambiente digital e sua aplicação nos campos de conhecimento da área de comunicação visual design, passando por programas como Adobe Indesign, Corel Draw, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Fotografia (BAV 127)
Inscrever-se também em: Laboratório Fotografia (BAV X10)
Familiarizar o aluno com o processo fotográfico, equipamentos fotográficos habituais, tendo como objetivo desenvolver a expressão fotográfica analógica e digital.

Desenho II: prof. Ary Moraes (BAF 110)
Pré-requisito: Desenho I (BAF 109)
Desenvolver o conhecimento adquirido pelo aluno nas formas e proporções de desenho, assim introduzir o aprendizado de diversas técnicasde ilustração tradicional como nanquim, aquarela, ecoline, guache, lápis de cor, etc.
3º Período
Mídia Digital I: (BAV 207)
Inscrever-se também em: Laboratório Mídia Digital I (BAV X26)
Aqui o estudante aprenderá sobre as possibilidades artísticas no ambiente digital e sua aplicação nos campos de conhecimento da área de do design, tendo como base para tal softwares como Adobe Flash e o estudo de narrativas não lineares.

Design e Gênese A: prof. Elizabeth Jacob (BAV 208)
Pré-requisito: Design e Gênese II (BAV 114)
Aqui relaciona-se o design com seus antecedentes e cúmplices como a filosofia e as artes visuais. Será estudado como as influências estéticas através do pensamento e da criação do homem nos períodos da historia da arte transformam o design e sua história.

Design e Representação Bidimensional: prof. Marcelo Ribeiro (BAV 209)
Estudo de elementos gráficos, envolvendo projeções paralelas, dispostos no plano bidimensional e destinados à prática de projeto gráfico. Interpretação e aplicação de representações descritivas bidimensionais a partir de formas tridimensionais.

Modelo Vivo: prof. Ary Moraes (BAF 208)
Pré-requisito: Desenho II (BAF 110)
O estudante terá como base de estudo a figura humanda e sua representação gráfica, analisando proporção, anatomia e movimento a partir de exercícios que vão desde croquis a poses mais demoradas.

Metodologia de Pesquisa: prof. Maria Luisa Fragoso (BAV 319)
Estuda-se aqui a base da filosofia e do discurso crítico a fim de poder orientar melhor o aluno em suas pesquisas e projetos.
4º Período
Mídia Digital II: prof. Leonardo Ventapane (BAV 207)
Pré-requisito: Mídia Digital II (BAV 207)
Inscrever-se também em: Laboratório Mídia Digital II (BAV X30)
Será abordado o desenvolvimento das diversas mídias perante o período contemporâneo, tendo como prática a produção de vídeos envolvendo a comunicação visual, edição e composição de imagens.

Gráfica Tridimensional: prof. Marcelo Ribeiro (BAV 219)
Pré-requisito: Design e Representação Bidimensional (BAV 209)
Estudo da representação gráfica tridimensional, meios e métodos de representação necessários à expressão de imagens tridimensionais (perspectiva, anamorfose e multipla perspectiva). Diálogos sobre as transformações da representação do espaço em diferentes épocas (Idade Média, Renascimento, Arte Moderna e Arte Contemporânea), incluindo as características do ciberespaço.

Design e Gênese B: prof. Elizabeth Jacob (BAV 218)
Pré-requisito: Design e Gênese II (BAV 114)
O estudante a0profundará seus estudos nos antecedentes do design, além de reforçar a filosofia das artes visuais. Mostrará também as influências estéticas através do pensamento e da criação do homem nos períodos da história da arte.
5º Período
Design e Marketing: prof. Norma Menezes (BAV 308)
Inscrever-se também em: Laboratório Mídia Digital II (BAV X30)
O estudante aprenderá como aprender o papel do design nos negócio em geral, sendo levado a descobrir os mecanismos existentes nas estratégias de marketing que devem ser utilizados tanto dentro como fora do ambiente corporativo.
6º Período
Teoria do Design III (BAV 318)
Esta matéria destina-se fornecer o aporte teórico necessário para o entendimento dos processos cognitivos e aplicação nas áreas de Design e Comunicação, tais como conceituar o que é informação e sua abrangência, investigar a informação na atualidade considerando o projeto antropológico globalizado. Também visa estudar os meios existentes que levam a informação para os grupos sociais, atuando na cultura, distorcendo e acrescentando novos conhecimentos a partir da sociedade em rede da qual participamos.

Design e Prática Profissional: prof. Luiz Braga (BAV 318)
Aqui será aprendido vários aspectos importantes da vida profissional, por exemplo, como empreendedorismo, planejamento estratégico, etc.
7º Período
TCC – Monografia e Projeto de Graduação: professor orientador escolhido pelo aluno. (BAV K00)
Pré-requisito: demais disciplinas do curso.
Inscrever-se também em: Laboratório de Graduação (BAV K01)
Leia mais sobre o projeto de monografia no aqui.

%d blogueiros gostam disto: