Histórico

01) Histórico

Das Artes Gráficas no Brasil à Comunicação Visual Design
A Escola de Belas Artes é oriunda da “Academia Imperial das Bellas Artes”, fundada por D. João VI, abrindo suas portas ao público em 1826. Acompanhando os estatutos da Academia de França, priorizava o ensino do desenho da arquitetura, da escultura e da pintura. A própria dinâmica das necessidades do país e as mudança da percepção nos ensinamentos díspares para com o novo mundo provocaria uma reforma, implantada em 1855, proporcionando, assim, nova perspectiva para o ensino das artes.

A chamada Reforma Pedreira procurou atender à necessidade de modernização do ensino, incentivada pelas atividades industriais embrionárias e o desenvolvimento da construção civil. Foram abertos os cursos noturnos – principal mudança pós reforma – e preparava-se a mão-de-obra destinada aos ofícios cujos planos pedagógicos enfatizavam a formação direcionada para a produção em série, nas artes aplicadas, onde sobressairiam o Desenho e Escultura de Ornatos, Modelo Vivo e as Artes Gráficas.

Há, portanto, uma tendência histórica no ensino da Escola de Belas Artes para o exercício das artes, do desenho e das disciplinas oficinais, aliados às necessidades mercadológicas, o que hoje constitui o universo de ensino do Design.

Durante muitos anos, no Brasil, foram esses os primeiros profissionais do mercado de Artes Gráficas, até a inauguração em 1964, da primeira Escola Superior especializada em Design, Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, posteriormente anexada a UERJ.

Em 1971, na Escola de Belas Artes ocorre a transformação do Curso de Projeto Gráfico, para Comunicação Visual e temos a criação do novo Curso de Desenho Industrial em 1972. Cursos independentes localizados em dois departamentos , Comunicação Visual – no Departamento de Artes Utilitárias e Desenho Industrial no Departamento de mesmo nome. Em seguida em 1988, atendendo às especificações definidas pelo Currículo Mínimo , Resolução n° 2 de 16/07/87 do CFE/MEC, ocorreu a última reforma curricular que agregou, insensivelmente, em um único curso, os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual.

Criou-se então, o curso de “Desenho Industrial” – com duas habilitações: a de Projeto de Produto voltada para o exercício do Industrial Design e o de Programação Visual voltada para o campo do Graphic Design. Nos últimos 20 anos nenhuma modificação foi realizada no currículo em vigor, permanecendo as duas habilitações com focos distintos, no universo de ensino do Design, dentro da Escola de Belas Artes. Alia-se a este fato de que o universo da habilitação Programação Visual tornou-se insuficiente para dar conta das transformações no universo do Design e na proliferação e fluidez de novas carreiras profissionais no campo da Imagem.

As mudanças propostas no Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Visual Design, visam romper com esses anos de inércia e dar, através do novo curso, nova diretriz acadêmico-profissional. Realinhando o pensamento contemporâneo às novas vertentes do estudo da imagem, à luz das novas tecnologias pós-industriais e dos anseios sociais, onde o pensamento plural e dinâmico é uma necessidade de sobrevida.



02) O Curso
O curso de Comunicação Visual Design tem como proposta a adequação aos novos paradigmas tecno-científicos, a sua inserção no campo multifacetado do projeto e da criação imagética, a formação de profissionais habituados ao exercício transdisciplinar dos saberes, reunidos na interface Design-Arte. Muito mais do que formar habilidosos executantes ou passivos repetidores de um empirismo profissionalizante, almejamos uma formação em base de uma epistême multidisciplinar, de cidadãos que reflitam e planejem sistematicamente no campo do conhecimento projetual e da criação imagética.

As diferentes filiações do pensamento na contemporaneidade de Foucault, Deleuze, Lyotard, Braudrillard, Vattimo, Jameson, Danto, entre outros, nos ajudam a compreender a natureza dos fenômenos socioculturais que permeiam este tempo, seja nas diferentes filiações do “pós-moderno” – do “fim de uma modernidade” ou de uma “modernidade líquida”. Estas diferentes filiações conceituais do contemporâneo, a partir dos anos sessenta, ressaltam os valores do pluralismo, da diversidade cultural, da ruptura com os valores e paradigmas normatizadores das instituições tradicionais, do fim das narrativas históricas na Arte e mais especialmente, para nós, do divórcio entre a Imagem e o Originário. A criação e apreensão da Imagem não se vinculam mais com uma matriz original, perene e singular, mas sim com outras imagens, outras  subjetividades, ou seja, não mais reproduz modelos, formatos e suportes de campos unificadores ou limites disciplinares.

Na sociedade pós-industrial, perdemos a ilusão do caminho único, quando falamos de Design ou de Arte temos que entendê-los no sentido de uma lógica aberta e multiradial. É no exercício desta lógica que tratamos a implantação curricular do novo curso Comunicação Visual Design.



03)  O Departamento de Comunicação Visual – BAV
O novo curso de Comunicação Visual Design é de responsabilidade do Departamento de Comunicação Visual e abrange amplamente o campo de atuação da antiga habilitação Programação Visual. A Coordenação do novo curso é escolhida pelo Colegiado do Departamento de Comunicação Visual e sua função é didático-pedagógico. O Chefe de Departamento é o responsável pela administração do Departamento e do funcionamento estrutural do curso.

48 Respostas

  1. Olá!

    Sou aluno do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA, e tenho interesse em fazer Mobilidade Academica para o curso de Comunicação Visual Design da UFRJ.

    Queria saber com quem posso fazer contato para obter informações como também as ementas das disciplinas que possuo interesse.

    Grato pela atenção.

  2. Paulo, sorry a demora na resposta. Ainda não abrimos vagas para transferencias. O curso é novo e ainda não temos, estatistimente, se há ou não possibilidades de transferencias internas ou externas. Mantenha-se atualizado através do site da UFRJ – +/- pelo mes de maio saem estas informações aprovadas pelo CEG.

  3. Gostaria de obter ajuda. Há um ano atrás eu fui preterida em um concurso público por ser formada em desenho industrial, com habilitação em programação visual porque o diploma exigido era “design gráfico”. Desde então, venho tentando provar a equivalência entre os dois cursos. O Juiz do processo, em consulta ao site da UFRJ, disse não vislumbrar a equivalência dos cursos por não entender que o curso de programação visual equivale hoje o curso de comunicação visual design. Preciso do número da lei que estabelece a reforma do curso para mostrar que é o mesmo.

    • Aline,
      vc não me mandou mais noticias, eu estou lhe enviando por e-mail, parte do processo de implantação do novo curso com as diretrizes do MEC e nossas justificativas quanto ao antigo curso etc.
      Atenciosamente.
      Prof. Celso Guimarães

  4. Sou aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e quero fazer tranferência para o Curso de Comunicação Visual Design.

    Queria as informações de como posso fazer isso.

    Aguardo resposta.
    Obrigada!

  5. O curso de Desenho Industrial/programacao visual foi substituido por comunicacao visual?
    Nao fica claro no site,queria tirar minha duvida..
    Obrigada pela ajuda!

    • O curso de Programação Visual foi renovado e se tornou o curso de Comunicação Visual Design.

  6. Boa tarde
    Sou portuguesa e tenho licenciatura e mestrado em arquitectura paisagista pela Universidade do Porto (Portugal).
    Gostaria de saber quais as condições de acesso a curso de Comunicação Visual Design sendo eu estrangeira.
    Obrigada

    Cumprimentos
    Joana Azevedo

    • Joana, não sei bem te dizer quais as condições de acesso ao curso. Sei que vários alunos nossos fazem intercâmbio para a Universidade do Porto, então não deve ser tão complicado assim. Te indico ir ao site http://www.scri.ufrj.br/ para maiores informações e esclarecimentos.

  7. Olá gostaria de saber como faço para conseguir a transferência da UFPB para a UFRJ estou no 2° período de design e me mudei para o rio a 4 meses. gostaria de uma orientação.
    att,
    Shirlene

  8. Olá. Gostaria de saber como se dá o processo de seleção para quem deseja fazer a mudança de curso para Comunicação Visual. Vi o edital deste, semestre 2012.1, e sei que 2 vagas foram abertas, mas queria saber se há prova, entrevista, enfim.
    Grato desde já,
    Leonardo

  9. Olá, sou de Porto Alegre e estou escrevendo um livro sobre a Comunicaçao Visual no mundo, desde os seus primórdios.
    Tens como me ajudar?
    Obrigada
    mari@krim.com.br

    • acho que te auxiliaria os livros “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” do Chico Homem de Melo e “a História do Design Gráfico” do Philip B. Meggs

  10. Faço faculdade de Letras na UERJ e me formo este ano. Estou pensando em fazer uma segunda graduação na áres de Artes Visuais, mas gostaria de algo que trabalhasse bem a parte de fotografia. Não sei muito bem para onde ir na EBA! rs O curso de Comunicação Visual Design seria o que melhor trabalharia essa parte?

    • O curso de comunicação Visual Design oferece 4 disciplinas de fotografia, sendo duas obrigatórias e duas seletivas. Não creio que seja a melhor opção. Melhor seria um curso que aprofundasse questões de linguagem além das técnicas.

  11. Olá! Eu sou licenciada em design gráfico pelo IPCA em portugal e procuro informação para validar o meu currículo no Brasil. Sei que tenho que procurar uma universidade publica para fazer o pedido Quais são as informações que devo enviar e para onde / quem?

    • Deve procurar as Universidades Federais que possuam um curso similar, que possam fazer uma validação comparativa. Normalmente, as universidades possuem na Reitoria um setor específico pra receber esse tipo de solicitação.

  12. Gostaria de saber se é necessário fazer o teste de habilidade especifica (THE) para entrar no curso de Comunicação visual design?
    Obrigado!

  13. Sou Professora de Literatura, com especialização em Literatura Infanto-juvenil. Tenho formação técnica em Processamento de Dados e Design Gráfico. Estou iniciando uma carreira de Ilustradora e desejo cursar uma graduação, pensei em Artes Plásticas,publicidade mas decidi pela Comunicação Visual… finalmente rs!

    Vou ler o edital com calma, mas poderiam adiantar como é o vestibular? o processo seletivo engloba quais provas? tem THE né?

    Obrigada!!!

  14. O curso pode ser feito em menos tempo?adiantando materias q não dependem de outras?

    • Perfeitamente! O curso se adapta, sua grade, a realidade do estudante, o estudante que organiza da sua forma a grade curricular, ou seja as disciplinas. Converse conosco nos emails cvdesign@eba.ufrj.br e khmanf@gmail.com. Queremos te ajudar a entender melhor o curso! Desde já bem vindo! Coordenação.

  15. Olá! Sou estudante do Bacharelado em Design Gráfico no México, e tenho interesse em fazer Mobilidade Academica para o curso de Comunicação Visual Design da UFRJ. Queria saber com quem posso fazer contato para obter informações. Obrigada (:

  16. estou terminando o ensino médio e gostaria de fazar design, porem, não tem muitas informações, de como ingressar. Como posso saber mais informações?

  17. Ola, como faço para me inscrever no curso?

  18. Boa noite, gostaria de saber se é necessário saber desenhar para fazer este curso e como posso acompanhar a data de inscrição para o teste de habilidade especifica ?
    Desde já agradeço.

  19. Olá, estou me escrevendo para a segunda chamada do SISU e gostaria de cursar Comunicação visual design, porém não encontro o nome do curso. Poderiam me ajudar a encontrar?
    E como eu faço para ingressar, existe o Teste de habilidades específicas neste curso? Como ele funciona? O que cairia no THE se eu me inscreve-se?

    Aguardo a resposta.
    Obrigada!

  20. olá , queria saber se todo ano abre processo seletivo para comunicação visual através do enem , e se o the é após o enem .

    • Sim, todo o ano. THE é após o Enem, os dois são eliminatórios e o candidato fará os dois processos, ENEM e THE para obter nota e passar. Se passar no ENEM e não no THE estará reprovado, se passar no THE e não passar no Enem também reprovado. Para aprovação precisará passar nos dois processos e ter a melhor nota no ENEM principalmente.

  21. OI.,Aproveito e peço uma orientação:
    Tenho superior em jornalismo pela UERJ-completo-com diploma. E me interessei muito em fazer este curso da UFRJ.
    Fiz tecnico em edificações no CPII, pois sempre gostei de desenhar também.
    Gosto de escrever também e já fiz, há muito tempo,um livro independente de poesias…Tenho mais de 40 anos e estou buscando outro curso agora,de design e artes,etc…Achei o site da UFRJ e fiquei interessada DEMAIS no conteúdo deste curso de Comunicação Visual design. Já olhei as disciplinas e como sei que existe uma lei que quem tem diploma superior não precisa prestar vestibular, e eu tenho superior em Comunicação Social-jornalismo (UERJ), preciso muito saber como faço para ingressar neste curso da UFRJ.
    POR FAVOR, me respondam,ou encaminhem o meu email?
    GRATA pela atenção:e por favor, respondam para meu email?
    mariaceciliamoreira@gmail.com

  22. Oi meu nome é Michelle e estou cursando Letras na UFRJ, mas o que quero mesmo é fazer Comunicação Visual e queria saber o deve conter no portifólio e no edital diz que pode ser tanto impresso e/ou midia digital sendo este último não ficando claro para mim. Será que poderia me explicar?

    • entre em contato com os emails cvdesign@eba.ufrj.br e khmanf@gmail.com, pois estão fazendo seleção e explicando como funciona esse processo. Canal mais adequado para você tirar suas dúvidas. Porém qualquer outro detalhe que possamos te ajudar, volte a mandar seu comentário. Abraço!

  23. Olá! Gostaria de saber se o curso de Comunicação Visual Design é apenas em horário integral. Não existe a possibilidade de que haja turmas no horário noturno?

    • somente horário integral. ou manhã ou tarde, vai depender da sua condução no curso. As mesmas disciplinas tem horários de manhã e a tarde. E grade bem flexível para facilitar o desenvolvimento do estudante no seu percurso acadêmico e assim poder trabalhar ou estagiar. Não há possibilidade de mudança para horário noturno brevemente.

  24. Eu curso o primeiro periodo de Publicidade e Propaganda e gostaria de me inscrever. Mas eu não faço na UFRJ, existe essa possibilidade?

  25. Olá! Eu estou terminando o ensino médio e me inscrevi no THE para o curso de comunicação visual design na ufrj. Eu gostaria de saber a diferença do curso para o curso de design gráfico? E o que ambas tem em comum, se tiverem? Obrigada!

    • Boa tarde, nos perdoe pela demora na resposta. O curso de Comunicação Visual Design abrange todo o Design Gráfico e vai um pouco mais além, te dá uma abrangência melhor sobre o mercado e de ser um Designer Gráfico e das areas afins. Espero ter te dado uma boa resposta. Deixe seu contato para poder te enviar mais conteúdos sobre o assunto para te ajudar a obter um melhor conceito do curso. Pode ser seu email.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: