Projetos

São disciplinas variáveis que relacionam a Comunicação Visual com projetos de complexidade superior, abrangendo trabalhos completos, e dependem do professor. Cada docente tem uma especialidade e isso dita o tema do projeto. Há diversos tipos de projeto, incluindo ilustração, games, vídeo, identidade visual, ecodesign, livros, dentre outros. É preciso cursar no mínimo oito projetos com média superior a 7,0 para se formar.

Tenha em mente que cada projeto apresenta um nível de bagagem e dificuldade. Para inscrever-se em qualquer projeto é obrigatório já ter cursado a matéria Projeto do Design Gráfico II (BAV 112). Outro aspecto importante: os projetos 2XX são recomendados para estudantes de terceiro e quarto período, enquanto os de 3XX são melhor aproveitados para alunos de períodos mais avançados.

Não se esqueçam que cada disciplina de projeto possui um laboratório de projeto específico. Segue abaixo os códigos tanto das principais disciplinas de projeto quanto dos laboratórios respectivos, assim como uma breve descrição.
Lista de Projetos

Identidade Corporativa: Celso Guimarães (BAV 202 + LAB. BAV X12)
Este projeto envolve o desenvolvimento da imagem na identidade corporativa e suas aplicações na área empresarial. Nesta disciplina o aluno desenvolverá ou modificará o logo de uma empresa existente tanto quanto o manual de especificações de uso.

Design Editorial: Nair Soares (BAV 204 + LAB. BAV X12)
No período o aluno desenvolverá projetos com temas relativos a distintas áreas de projeto gráfico no campo do design editorial, com temas propostos no inicio do período letivo. Dentre eles, podemos citar cartaz/convite/banner de peça de teatro, folder de um museu, mini identidade visual, cartaz e busdoor de um filme, catálogo, convite e banner de exposição de arte, etc.

Design Promocional: Irene M Peixoto (BAV 203 + LAB. BAV X13)
No período o aluno desenvolverá projetos com temas relativos a impressos para eventos, que é uma area do Design que se baseia em peças gráficas arrojadas de excelente qualidade, cuja propaganda é de curta duração. Trabalharão com peças para lançamento de produtos, terão contato e aprenderão o que as empresas costumam fazer de mais atrativo para que o cliente tenha uma experiência única. Assim os temas serão propostos no inicio do período letivo. Dentre os materiais que serão trabalhos, podemos citar cartaz/convite/banner de peça de teatro, folder de um museu, mini identidade visual, cartaz e busdoor de um filme, ou catálogo, convite e banner de exposição de arte, etc.

O Grid no Projeto Gráfico: Fernanda Abreu (BAV 205 + LAB. BAV X15)
O aluno desenvolverá  pequenos projetos gráficos de vários tamanhos e formas utilizando o grid como forma de organização das informações. O objetivo aqui é aprimorar o uso do grid, tanto como fazer o novo designer acostumar-se as limitações impostas pelo cliente, tais como número de cores e textos ou logotipos a serem inseridos.

Ecodesign: Norma Menezes (BAV 302 + LAB. BAV X31)
A disciplina propõe que o aluno desenvolva subsídios para o conhecimento das questões entre a Comunicacão Visual Design e os conceitos inerentes a sustentabilidade de recursos do planeta, nos âmbitos econômico, social e ambiental. Os projetos desenvolvidos permitem que o estudante expresse o estado da arte de nossa profissão e, sobretudo, o valor conceitual de responsabilidade expandida e a valorização da criatividade a serviço da sustentabilidade.

Tipografia: Nair Soares (BAV 303 + LAB. BAV X32)
O aluno desenvolve durante o período um tipo digital, adquirindo um olhar mais apurado sobre tipografia. Como é uma matéria inicial, não há restrições para o desenvolvimento da tipografia, podendo conter características geométricas, fantasiosas, sinuosas, etc.; no entanto, é preciso apresentar pelo menos caixa alta ou caixa baixa, números e símbolos/sinais gráficos usuais. Ao final do período, é apresentado, além da fonte em si, um logotipo e uma aplicação num texto corrido.

Design de Informação para TV: Doris Kosminsky (BAV 305 + LAB. BAV X23)
Primeiramente, o aluno apresentará um seminário sobre as técnicas debatidas em aula sobre o design de informação para TV. O projeto em si consiste na conclusão de um programa televisivo de aproximadamente um minuto: uma vinheta que mostre, através de uma concepção gráfica sólida, uma animação explicativa de conteúdo científico.
Nota: exige-se o conhecimento básico do Adobe After Effects.

Sinalização: Celso Guimarães (BAV 306 + LAB. BAV X12)
Este projeto envolve sistemas de informação e orientação baseados nos principios da vertente Experience Design, ou seja, através do estudo de hábitos e culturas do público alvo a fim de criar um design funcional. O estudante irá ao espaço urbano para pesquisar, levantar e analisar problemas inerentes ao design no caso da sinalização. Este estudo tem como fim interferir e potencializar novos projetos.

Design de Embalagens: Marcus Dohman (BAV 313 + LAB. BAV X12)
Abordagem de aspectos da cultura material, no campo da comunicação visual gráfica, tendo seu foco na investigação e desenvolvimento de embalagens e ações promocionais para produtos de consumo. O objetivo da disciplina reside no desenvolvimento de projetos gráficos para embalagens e materiais de ponto-de-venda, no atendimento ao universo de produtos de consumo.

Experimentações na Multimídia: Maria Luiza Fragoso (BAV 314 + LAB. BAV X14)
Discute a produção artística nos tempos da internet ao mesmo tempo que explora as potencialidades do mesmo no contexto da arte e design atuais. Este projeto vai desde uma contextualização de procedimentos e análises na web quanto uma pesquisa por parte dos alunos. Cria-se um seminário sobre o projeto, exercício online e protótipo.
Nota: Exige conhecimento na criação de imagens infográficas (estáticas ou em movimento) e aplicação das mesmas a ambientes de comunicação telemáticos: sites, instalações, redes sociais, celulares, etc.

%d blogueiros gostam disto: