Projeto Pedagógico

O Projeto pedagógico do curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes/UFRJ – Bacharelado tem por normatização a Resolução CEG n°02/2003, e está fundamentado em cuidadosa análise das estruturas curriculares vigentes na Escola de Belas Artes. Com os resultados deste trabalho, o Departamento de Comunicação Visual – BAV, organizador do novo Curso teve como balizamento as normas e legislação da UFRJ e do CNE-MEC, especialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Design (resolução n° 5, de 08/03/2004 e resolução n° 2 do CNE-MEC de 18 de junho de 2007).

 Devido às alterações conjunturais e conceituais, principalmente, na base tecno-científica do universo disciplinar do Design e no contexto socioeconômico, importantes mudanças estruturais ocorreram nas dimensões da projetualização-produção-mercado na área do Design.

 Assim, para confrontar estas questões e preservar os fatores e experiências positivas da atual habilitação Programação Visual, urge enfrentarmos a mudança da sua lógica funcionalista e fabril – pensamento moderno –  pela implantação de uma lógica curricular plural e aberta – pensamento contemporâneo. Nos últimos anos, o perfil acadêmico do corpo docente alterou-se, fundamentalmente, em virtude da massiva capacitação em nível de doutorado. O que vem contribuir para esta mudança de rumo alicerçada em novos paradigmas. Vencer a inércia onde as alterações formais foram postergadas devido ao envolvimento secundário de parte do corpo docente e ao predomínio da aplicação asistêmica da empiria profissional. Assim, pretendemos que as atualizações futuras possam ocorrer pari passu com as experiências de investigação e ensino na pós-graduação do corpo docente. O que implica no exercício criativo e contínuo de procedimentos pedagógicos e práticas experimentais oriundos das rotinas de investigação.



Finalidade, Justificativa e Identidade do Curso Comunicação Visual Design

A idéia central desta proposta curricular é a introdução de uma nova concepção acadêmico-profissional na UFRJ para a formação no campo disciplinar da Imagem, na interface Design-Arte, através da implantação do curso de Comunicação Visual Design. A intenção é operar a mudança conceitual do vigente pensamento, moldado na imutabilidade fabril dos suportes e na dominância gráfico–bidimensional, para um pensamento plural e permeável as diferentes rupturas e metodologias imagéticas em um campo, não apenas expandido, mas principalmente rizomático.

A imaterialidade do espaço e as permeabilidades temporais típicas das plataformas digitais e das tecnologias da informação alteraram a apreensão dos valores vinculados ao suporte, presença e produção / difusão, do objeto. A nossa proposta visa reunir o corpo docente e discente na experimentação curricular dos sentidos de abertura, mutabilidade e descontinuidade, presentes no diálogo dos campos disciplinares do Design e da Arte. O campo de atuação do novo curso, considerando a massa crítica do departamento, situa-se num espectro multiradial de atuações profissionais no universo da Comunicação Visual e da criação imagética, participe da cultura contemporânea.

Diferentemente do sistema ora em curso, o nosso estudante será induzido a participar da permeabilidade com os diferentes saberes da Universidade e a usufruir das tecnologias da informação e comunicação digitais. Pretendemos a introdução de um conjunto nuclear de disciplinas, calcadas na maleabilidade e densidade dos cursos de pós-graduação. Neste sentido, esta proposta curricular contempla um incremento das disciplinas teóricas, das disciplinas teórico-práticas, dos laboratórios experimentais de mídias e projetos, do exercício sistêmico de metodologias de pesquisa da Arte, Ciência e Cultura. Não pretendemos apenas que nossos alunos tenham um forte treinamento manual e tecnológico, mas principalmente que desenvolvam um senso crítico aliado a uma base conceitual que os tornem criadores de soluções. 

O eixo central desta renovação curricular localiza-se na alteração do atual fluxo restritivo de formação para um fluxo dinâmico, permeável aos valores e potenciais oriundos da trajetória de investigação e atuação na pós-graduação dos seus docentes. Considerando os projetos de pesquisa, o perfil atual do corpo docente do Depto. BAV e a implantação deste currículo em 2009 irão propiciar o incremento e diversificação da base conceitual típica dos campos disciplinares da Comunicação Visual  Design e a ampliação da experimentação teórico-pratica nos laboratórios de ensino e pesquisa.

 Considerando-se, também, o estabelecimento da nova carga horária mínima (resolução n° 2 do MEC de 18 de junho de 2007) para cursos de Graduação em Design, será possível concentrarmos nossos alunos em turnos específicos – manhã ou tarde – o que dará uma previsibilidade temporal na formação do profissional desejado.

Estes fatores contribuirão para o aumento do número de vagas no novo Curso e também reduzir os níveis de evasão gerada seja pela dispersão da grade horária ou por práticas curriculares em desacordo com as novas realidades culturais.

Nesse sentido, uma dinâmica renovadora é assegurada na estrutura curricular tanto pela mutabilidade e flexibilidade dos conteúdos programáticos quanto pela atualização contínua aportada pelo dinamismo das atividades de investigação desenvolvida nos grupos de pesquisa.

Esta concepção implica numa atualização contínua da infra-estrutura material do curso. Neste sentido, nas salas do Departamento foram feitas obras civis e remanejamento dos espaços para acolher esta modificação curricular e os equipamentos de atualização tecnológica, capacitando assim, as atividades extra-disciplinares e projetos experimentais.

29 Respostas

  1. Patricia, infelizmente ainda não temos esse curso de Pós tão cobiçado. Breve
    Atenciosamente
    Celso Guimarães

  2. Pablo, o curso é de graduação, caso vc tenha interesse em cursá-lo e já possui uma graduação, vc tem que esperar por abertura de “reingresso”. Verifique sempre no sitio da UFRJ quando esse tipo de pedido é aberto. Agora, porquê outra graduação, por que não uma pós-graduação!!!! Abraços Coordenação CVD

  3. Gostaria de saber se esse curos de graduaçao da federal do rio de janeiro tem certificaçao.
    Sao quatos anos:

  4. Ainda tem o curso de PV?

    • Na UFRJ não, o curso foi modificado para atender as novas demandas de formação e mercado e hoje é Comunicação Visual Design

  5. Quero saber qual a diferença entre comunicação visual e programação visual.

    Quero seguir o ramo em animação 3d, sites e propagandas.
    Qual seria o melhor para mim?

    • Programação Visual era o nome do curso antes de ser remodelado em 2009. O nome agora é Comunicação Visual Design. Portanto, a diferença aqui é apenas de nomenclatura.

      Animação, propaganda e site são áreas da comunicação visual design.

  6. Queria saber como faço para me inscrever para o curso, se é pelo Sisu, pois lá não encontrei a opção para me inscrever neste curso.

  7. Olá,gostaria de saber mais sobre a carga horária do primeiro período,e a partir de quando é possível escolher eletivas.
    Obrigada!

  8. Oi, o SISU disponibilizou as vagas para pesquisa e o curso de Comunicação Visual não está. Gostaria de saber se ainda pode ser incluído e, caso contrário, como posso tentar o ingresso ?
    Grata

  9. Olá, gostaria de saber como é feito o ingresso para esse curso, pelo Sisu / Enem mesmo?

  10. Olá,

    Sou aluno da UFRJ de Arquitetura e gostaria muito de me transferir para o curso de Comunicação Visual. Soube que houve cancelamento das transferências internas dado ao problema de mudança de calendário. Tenho experiência na área visual em 3D e animação. Quero entrar de cabeça no curso. Quando abre a inscrição para o processo seletivo?

  11. Oi, eu queria saber qual a matéria “específica” para a Comunicação VIsual Design-Web Design. E quanto eu preciso tirar no ENEM para fazer este curso.

  12. Quando eu entrar,eu tenho que já saber alguma coisa,tipo desenhar…?

  13. Ola, gostaria de saber se o curso tem disciplinas extras para jogos eletrônicos, animações 3d e web design pois não encontrei nenhum desses na grade disciplinar,

  14. Olá, eu não encontrei este curso no SiSU, gostaria de mais informações sobre como ingressar

  15. Hola, sorry, but Eu não falo português. I am a student at Webster University, St. Louis, MO, USA, and we are hosting Kinematifest 6, 2013. Kinemstifest is an animation, interactive media, and visual arts festival. We were wondering if your school/ students would like to participate. I looked at the University’s main home page, but could not find any contact information. Our website is http://kinematifest.com/ . We would love for students to participate. If anyone could tell me who to talk to or contact that would be great. Thank you.

  16. OI. peço uma orientação:
    Tenho superior em jornalismo pela UERJ-completo-com diploma. E me interessei muito em fazer este curso da UFRJ.
    Fiz tecnico em edificações no CPII, pois sempre gostei de desenhar também.
    Gosto de escrever também e já fiz, há muito tempo,um livro independente de poesias…Tenho mais de 40 anos e estou buscando outro curso agora,de design e artes,etc…Achei o site da UFRJ e fiquei interessada DEMAIS no conteúdo deste curso de Comunicação Visual design. Já olhei as disciplinas e como sei que existe uma lei que quem tem diploma superior não precisa prestar vestibular, e eu tenho superior em Comunicação Social-jornalismo (UERJ), preciso muito saber como faço para ingressar neste curso da UFRJ.
    POR FAVOR, me respondam,ou encaminhem o meu email?
    GRATA pela atenção:E, por favor, me respondam via meu email?
    mariaceciliamoreira@gmail.com

  17. O curso é integral?

  18. Olá, gostaria de saber qual a nota mínima que preciso tirar no enem para estar hábito a fazer o THE para comunicação visual e design.

  19. Posso dizer que esse curso é equivalente a Web Design?

    • Não. Web Design é uma especialidade na area de Comunicação Visual. Cuidado com as conclusões, procure mais informações. Se precisar nos visitar para conhecer o curso envie-nos um email que entraremos em contato. Mas pode também vir a Reitoria no 6º andar, sala 637 as terças e quintas e encontrará a secretária Kátia e o coordenador para te atenderem. Mas é necessário enviar-nos um email avisando, anote cvdesign@eba.ufrj.br e khmanf@gmail.com

Deixe um comentário